Home Nossa História Proposta Pedagógica Equipe Infra Estrutura Períodos Localização Contato
 








NOTÍCIAS
 
Projeto criativo na Educação Infantil é destaque no Correio Popular
22.08.12 às 10:30hr

A infância compreende uma etapa na vida da criança na qual ela se desenvolve no meio onde está inserida – os aspectos cognitivo, afetivo moral, social e motor se entrelaçam. Nesta rede de descobertas, as artes visuais está inserida. A arte permite à criança construir, se expressar e se comunicar ao articular percepção, imaginação, memória, sensibilidade e reflexão. Foi a partir desta perspectiva que a Escola 14 Bis desenvolveu o projeto “Romero Britto: do Brasil para o Mundo” para crianças de 3 e 4 anos de idade da turma do infantil.

Romero Britto foi escolhido por ser um artista plástico brasileiro, com obras que apresentam características próprias de traçados fortes, cores e formas vivas e criativas. “Seu estilo é alegre e essencial para o trabalho da leitura do mundo na faixa etária dos alunos escolhidos para o projeto”, explica a diretora pedagógica da escola, Ana Cristina Sodero Cirillo Brito. Além do desenho e da pintura, o trabalho também explorou diversos materiais para compor as obras de releitura das crianças como caixas de papelão, caixas de ovos e garrafas plásticas.

De acordo com a diretora, este trabalho permitiu às crianças a explorar e a manipular objetos com formas diferenciadas, o que permitiu ao aluno expressar os sentimentos por meio das atividades de colagem, pintura e desenhos. “A interação com diferentes materiais e meios e o uso de diversas técnicas desenvolve uma relação de autoconfiança com a própria produção artística e possibilita analisar criticamente elementos da linguagem visual cotidiana”, informa. Com o projeto, a expectativa da coordenação pedagógica é que o ensino seja não apenas uma transmissão de conteúdos pelo professor ou realização e resolução de exercício de memorização pelo aluno, mas seja, de fato, uma aquisição significativa de saberes.

“Essa forma de mediar o conhecimento coloca o educando como sujeito ativo, participante e atuante no processo de ensino aprendizagem, fugindo à concepção de um ensino mais tradicional que vê o aluno apenas como sujeito passivo, respondendo mecanicamente o que lhe é repassado pelo professor sem qualquer chance de reflexão”, comenta. Com esta dinâmica, a diretora diz que as crianças se envolveram com entusiasmo nas atividades propostas por meio de questionamentos e com interesse em explorar os materiais, confeccionando fantoches, pintura de quadros, mosaico com retalhos de tecidos, móbile e painel com colagem de papel picado.

O projeto também atingiu as necessidades de aprendizado que o aluno apresenta nesta faixa etária como, por exemplo, a alfabetização e o letramento. As estratégias de aprendizagem cruzaram ainda as diferentes áreas do saber: linguagens oral e escrita (por meio de registro dos alunos); artes visuais; natureza e sociedade; matemática (inserida em todo o projeto ao explorar as formas geométricas das obras) e o movimento (aperfeiçoando recursos de movimento do corpo nas atividades artísticas).

Romero Britto / perfil:
Pernambucano de Recife, Romero Britto começou sua história com a arte na infância. Com muita imaginação, aos 8 anos já demonstrava sua aptidão para pintura, criando obras com papelão, jornal e sucata. Com estilo próprio e adotando um traço quase infantil, o artista Romero Britto produz pinturas com figuras e formas geométricas, demonstrando habilidade no equilíbrio das cores vibrantes.

Fonte: Correio Popular
Campinas, 27 de outubro de 2012
 
 
VEJA MAIS
Lembre-se!
CURSO DE FÉRIAS
ARRAIÁ 14 BIS
10 dicas para incentivar o seu filho a ler
Aprimorando nossas ferramentas para o aluno voar mais alto
Integral terá matemática reforçada
Aprender Construindo Modelos Autônomos
Curso Pioneiro vai além da Informática
Correio Popular: agora é a vez do Fundamental!
Correio Popular destaca nosso projeto "A Descoberta das Sete Artes"
Aulas Extra aumentam o rendimento dos alunos
"PRÊMIO EXPERIÊNCIA 10": VENCEMOS!
Projeto criativo na Educação Infantil é destaque no Correio Popular
Quais as principais vantagens de uma escola menor?
 
     
© Copyright 2008 Escola 14 Bis - Todos os direitos reservados. Powered by Job Comunicacão e Marketing